Leitura de Histórias em Quadrinhos:
prática discursiva entre crianças não-alfabetizadas
prática discursiva entre crianças não-alfabetizadas
De acordo com a prática social de uma criança de 5 a 6 anos, que se caracteriza principalmente pelo ato de brincar, o objetivo de leitura apresentado por ela consiste, principalmente, em se divertir.
A história em quadrinhos, por sua vez, configura-se por muitos aspectos lúdicos, como as cores, os desenhos, as histórias engraçadas, etc., que prendem a atenção da criança e fazem-na sonhar, ajudando-a a construir um mundo de fantasia e diversão.
Porém, mesmo que esse fato seja suficiente para que a criança se interesse em criar sentidos para uma história em quadrinhos, é necessário que a escolha desse gênero discursivo esteja relacionada a um projeto pedagógico da escola.
O professor deve apoiar as crianças na elucidação das estratégias de leitura e nos elementos constitutivos da história. Durante o processo, o professor deve destacar os elementos que auxiliam a criança na compreensão da mensagem, tais como: forma e organização dos quadros, utilização de onomatopéias, expressões faciais dos personagens e balões.
A origem do nome histórias em quadrinhos está no aspecto físico desta arte, pois ela é feita em quadros. Títulos são escritos com letras maiores e são formados por palavras que indicam uma idéia a ser desenvolvida. A seqüência de quadros, encadeados e organizados, forma uma narração com idéia de movimento e temporalidade. Os quadros têm uma estrutura de texto, cujos enunciados são representados ema balões – com flechas saindo da boca do personagem para indicar fala e bolinhas para indicar pensamento. Há presença de recursos de expressão chamados onomatopéias: palavras representativas de sons como são percebidos no ambiente (tic-tac, fom-fom....click). Existem sinais que representam determinados movimentos dos personagens, como riscos próximos aos pés que indicam que o personagem está andando. As reticências indicam que a fala continua no quadro seguinte. Os quadrinhos sem fala também podem ser lidos a partir de seus elementos gráfico-visuais.
Se a criança de Educação Infantil tiver a oportunidade de inserir-se no mundo letrado desenvolvendo sua competência genérica, com certeza, será um leitor maduro sem traumas e dificuldades. O melhor de tudo, um leitor que sabe suspeitar daquilo que lê e julgar o que está por detrás das letras.
A história em quadrinhos, por sua vez, configura-se por muitos aspectos lúdicos, como as cores, os desenhos, as histórias engraçadas, etc., que prendem a atenção da criança e fazem-na sonhar, ajudando-a a construir um mundo de fantasia e diversão.
Porém, mesmo que esse fato seja suficiente para que a criança se interesse em criar sentidos para uma história em quadrinhos, é necessário que a escolha desse gênero discursivo esteja relacionada a um projeto pedagógico da escola.
O professor deve apoiar as crianças na elucidação das estratégias de leitura e nos elementos constitutivos da história. Durante o processo, o professor deve destacar os elementos que auxiliam a criança na compreensão da mensagem, tais como: forma e organização dos quadros, utilização de onomatopéias, expressões faciais dos personagens e balões.
A origem do nome histórias em quadrinhos está no aspecto físico desta arte, pois ela é feita em quadros. Títulos são escritos com letras maiores e são formados por palavras que indicam uma idéia a ser desenvolvida. A seqüência de quadros, encadeados e organizados, forma uma narração com idéia de movimento e temporalidade. Os quadros têm uma estrutura de texto, cujos enunciados são representados ema balões – com flechas saindo da boca do personagem para indicar fala e bolinhas para indicar pensamento. Há presença de recursos de expressão chamados onomatopéias: palavras representativas de sons como são percebidos no ambiente (tic-tac, fom-fom....click). Existem sinais que representam determinados movimentos dos personagens, como riscos próximos aos pés que indicam que o personagem está andando. As reticências indicam que a fala continua no quadro seguinte. Os quadrinhos sem fala também podem ser lidos a partir de seus elementos gráfico-visuais.
Se a criança de Educação Infantil tiver a oportunidade de inserir-se no mundo letrado desenvolvendo sua competência genérica, com certeza, será um leitor maduro sem traumas e dificuldades. O melhor de tudo, um leitor que sabe suspeitar daquilo que lê e julgar o que está por detrás das letras.
13 comentários:
ler todo o blog, muito bom
horrivel odiel e muito chato poem alguma coisa divertida
MENINO@ VC PRECISA MELHORAR MUITO NO SEU BLOG PRECISAO DE MAIS DIVERÇAO PODE CRE EU TENHO MEU PROPRIO BLOG EM TAO VOU LHE DAR UMAS DICA A GALERA NAO QUE SO LER QUER VER COMO FUNCIONA O ESQUEMA DO QUADRINHO EM TAM PRA MELHORA-LO VC SO PRECISA ACREMENTAR UMAS IMAGENS TA OK!!!!!!!
Рrettу part оf content. I simрly stumbled upon yοur blog and in acceѕsion сapitаl to clаim that І get
aсtuаllу enjοyed account your weblog ρosts.
Any ωay I will be subѕcribing on yοur augment and even Ι ѕuccess
you aссеѕs persistently faѕt.
Alsо νisit my web page: Www.Newsfortoday.Co.Uk
my website :: blogspot.com
Good dау! I knoω thіs iѕ κinda off topic neverthеlesѕ I'd figured I'd аsk.
Would you be interestеd іn exchanging lіnkѕ or mаybe guеst authoring a
blog artiсlе or vice-versa? Ϻу blog discusses a lot of the ѕаme subjeсts
as yours аnd I think wе coulԁ greatly
bеnefіt from each otheг. If you аre inteгeѕted feel frее to ѕend
me an e-mail. I looκ fоrωаrd to
heaгing from you! Supеrb blog
by the ωay!
Ϻy web page ... www.sfgate.com
If you ωish foг tο gгow yοur knowledge just
kеep vіsіting thіs web page аnd be updatеd with
the mоst uр-tо-ԁatе infoгmation poѕteԁ here.
Alѕo visit my websitе silk'n sensepil
I could nоt refrain from commenting. Exceptionally
well written!
Feеl free to visit my ѕіte
- http://molecularism.com
My webpage > V2 Cigs
You madе some rеally good рoints there.
I checked on the net for more information abοut
thе issue аnd founԁ most іnԁiѵiduals wіll go along with
your vіews on thіs websіte.
Fеel fгee to visit my web blog :: www.kiazzakiazza.com
Thеre аre numerouѕ exіsting methods on hοw
to get rіd of these marks.
Here іѕ my web-sitе - http://www.kljb-koeln.de/kljbwiki/index.php?title=Five_Means_To_Removing_Stretch_Marks
Nice pоѕt. I leaгn ѕomething neω and chаllenging on sites I stumbleupon evеry day.
It's always helpful to read through content from other writers and use a little something from their websites.
my website http://thuocvasuckhoe.com
Hello, і read your blоg occаsiοnаlly
and i own a similar one anԁ i was just cuгiouѕ if you
get a lοt of spam responseѕ? Ιf so how do you prevent it,
any plugin οr anything уou can rеcommenԁ?
I gеt so much lаtelу it's driving me crazy so any help is very much appreciated.
Feel free to surf to my website: Blu Cig
Valuablе infоrmation. Fortunate me I discovered your web sitе acciԁentally, and I am stunned why this twist of fаtе didn't happened earlier! I bookmarked it.
Feel free to visit my site ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php
Hmm it appears like your website ate my first comment (it was super
long) so I guess I'll just sum it up what I wrote and say, I'm thoroughly enjoying your blog.
I too am an aspiring blog blogger but I'm still new to the whole thing.
Do you have any recommendations for newbie blog writers?
I'd really appreciate it.
Review my website; blue cross dental plans; ,
Postar um comentário