sábado, 2 de junho de 2007
sexta-feira, 1 de junho de 2007
Ainda tem mais para brincar

Descobertas sobre HQs são sempre muito legal. Neste ambiente descobrimos o stripcreator onde você cria suas tiras de quadrinhos podendo escolher os personagens, cenários e as falas. Apesar de ser todo em inglês, a sua interface é simples de usar. Como já pudemos observar ( quem assinou o site) basta selecionar os personagens (existem centenas de opções), que são no máximo dois por quadrinho, depois, o cenário onde a cena se desenrola (alguns possuem imagens realísticas) e por ultimo, o dialogo entre os personagens. "É um barato".
Se você quiser continuar brincando com as HQs descobrimos também outras diferentes softwares ligados à historias em quadrinhos, entre eles esta o "Gibizinho" que é um programa de criação de história em quadrinhos com uma turminha muito divertida. Nele é possivel criar muitas histórias com uma turminha 'maneira': a Bruna, o Beto, o Edu e a Aninha. São mais de 300 desenhos com personagens, cenários, balões e objetos. O problema é que alguns destes sofwares, como o gibizinho não são gratuitos. Mas é muito divertido.
quinta-feira, 31 de maio de 2007
Tutorial

- Entre no site stripcreator.com e, se como eu não sabe Inglês, peça para traduzir a página. Uma boa opção de tradutor é o Bebel Fisch .
- Na barra azul clic em registro e faça seu cadastro preenchendo nome de usuário e endereço de email.
- Vá ao site indicado por você e entre no link oferecido pelo stripcreator e confirme seu cadastro.
- Volte ao site e entre em edit account, preencha seus dados e clic em update.
- Volte ao site e na barra azul, novamente, clic em iniciar uma sessão e faça login com a senha fornecida pelo Stripcreator.
- Novamente na barra azul clic em faça um comic.
- Em interruptor você poderá escolher o nº de painéis que quiser usar na sua tira.
- No link disposição comic aleatória o site lhe oferecerá várias opções de painéis.
- Você pode editar seus painéis escolhendo, nas opções caráter esquerdo e direito,os personagens que preferir. Em fundo você pode escolher em categoria e tipo de fundo. Observe que ao lado das janelas existe uma indicação ,em vermelho, que abre pop-ups com visualização das opções de categoria.
- Em narration você pode colocar um texto narratório e em diálogo você coloca o texto e escolhe o tipo de balão.
- Em clone painel você insere o texto narrativo em cada um dos painéis.
- Por fim, preencha o título, usuário e senha e clic em save a comic.
- Para ver sua tira volte a página original e clic em your comics.
- Ainda na barra azul você pode enviar como mensagem e ou postar um comentário.
- Site também permite a participação em fóruns e competições, além de avaliar as HQs de outros usuários.
terça-feira, 29 de maio de 2007
Construindo Comics com Stripcreator

segunda-feira, 28 de maio de 2007
Mais um pouco de Quadrinhos...
http://ziraldo.com/livros/perere.htm
Hagáquê - construção de quadrinhos

CD Rom - Quadrinhos Turma da Mônica

E além de fazer o seu próprio roteiro na tela, você ainda pode imprimir e montar a sua revistinha.
Fazer historinha agora ficou fácil e divertido.
O que você está esperando? Entre pra valer no mundo dos quadrinhos da Turma da Mônica.Clique na capa do CD para ver as instruções para fazer o download e instalar a versão de demonstração do software Quadrinhos Turma da Mônica."
As HQs no Brasil


Mas os nossos desenhistas logo começaram a criar seus próprios personagens e surgiram figuras genuinamente nacionais, como Reco-Reco, Bolão e Azeitona, de Luís Sá. De lá para cá, muitos artistas brasileiros investiram na criação de personagens infantis. Os mais famosos são os da turma da Mônica, de Maurício de Sousa, a Turma do Pererê e o Menino Maluquinho, de Ziraldo.
Resgatando a história das HQs


Mas se as HQs modernas surgiram somente no final do século passado, a pré-história delas começou muito antes. Na verdade, as HQs estão diretamente vinculadas à história da imprensa, ou seja, ao desenvolvimento da arte e da técnica de reproduzir textos e imagens em papel.
Por volta de 1550, elas tinham pouco texto e imagem e contavam a história dos santos e dos mártires da igreja Cristã. Devido a esta finalidade religiosa, também se imprimiam pequenas histórias para falar sobre religião e o amor de Deus. Tratava-se de histórias com algumas figuras impressas numa única página e uma narrativa bem fácil, com pouco texto, palavras simples, pois o alvo eram leitores que mal sabiam ler ou que tinham acabado de aprender a ler.
Os ingleses foram um dos primeiros a perceber que esse tipo de história com pouco texto e imagens podia servir para as crianças. Começaram, então, a colocar em seus jornais grandes ilustrações com pequenos textos dirigidos aos pais.
A revistinha tal como a conhecemos hoje foi inventada em 1933. Era um tipo de livro com uma encadernação muito barata, presa por grampos, e foi inicialmente distribuída como brinde. Depois passou a ser vendida. A preço baixo, fácil de ler e de acompanhar, inspirada em personagens populares: essa foi a fórmula do sucesso das HQs!
Leitura de Histórias em Quadrinhos
prática discursiva entre crianças não-alfabetizadas
A história em quadrinhos, por sua vez, configura-se por muitos aspectos lúdicos, como as cores, os desenhos, as histórias engraçadas, etc., que prendem a atenção da criança e fazem-na sonhar, ajudando-a a construir um mundo de fantasia e diversão.
Porém, mesmo que esse fato seja suficiente para que a criança se interesse em criar sentidos para uma história em quadrinhos, é necessário que a escolha desse gênero discursivo esteja relacionada a um projeto pedagógico da escola.
O professor deve apoiar as crianças na elucidação das estratégias de leitura e nos elementos constitutivos da história. Durante o processo, o professor deve destacar os elementos que auxiliam a criança na compreensão da mensagem, tais como: forma e organização dos quadros, utilização de onomatopéias, expressões faciais dos personagens e balões.
A origem do nome histórias em quadrinhos está no aspecto físico desta arte, pois ela é feita em quadros. Títulos são escritos com letras maiores e são formados por palavras que indicam uma idéia a ser desenvolvida. A seqüência de quadros, encadeados e organizados, forma uma narração com idéia de movimento e temporalidade. Os quadros têm uma estrutura de texto, cujos enunciados são representados ema balões – com flechas saindo da boca do personagem para indicar fala e bolinhas para indicar pensamento. Há presença de recursos de expressão chamados onomatopéias: palavras representativas de sons como são percebidos no ambiente (tic-tac, fom-fom....click). Existem sinais que representam determinados movimentos dos personagens, como riscos próximos aos pés que indicam que o personagem está andando. As reticências indicam que a fala continua no quadro seguinte. Os quadrinhos sem fala também podem ser lidos a partir de seus elementos gráfico-visuais.
Se a criança de Educação Infantil tiver a oportunidade de inserir-se no mundo letrado desenvolvendo sua competência genérica, com certeza, será um leitor maduro sem traumas e dificuldades. O melhor de tudo, um leitor que sabe suspeitar daquilo que lê e julgar o que está por detrás das letras.
Sem Internet? Não tem problema...

domingo, 27 de maio de 2007
Primeira tentativa de esboçar o projeto

Pergunta norteadora: Qual a aplicabilidade das Histórias em Quadrinhos à educação?
Objetivos: Nosso grupo visa pesquisar sites que oferecem ferramentas que permitem a construção de HQ, bem como resgatar a história das HQs. E, por fim, analisar a viabilidade de aplicação em projetos pedagógicos.
Desenvolvimento: Histórico do primeiro a publicar um gibi. Onde tudo começou...
Stripcreator – como fazer o cadastro, construir uma história...salvar.
HQ – site para download...considerações sobre o software de construção de histórias que permite importar imagens de outros arquivos do PC.
Gibizinho – site... possibilidades de uso com a turma de alunos.
Turma da Mônica – site – como trabalhar no programa de criar HQs.
Tutoriais - busca de endereços .
Conclusão:
Trata-se de um recurso muito rico, que, seguramente, colabora para estimular o trabalho de sala de aula, podendo ser realizado em grupo, o que vem fechar a idéia de que a interação gera conhecimentos, colabora com a construção – reconstrução de aprendizagens.
Aplicabilidade....
***Em construção.
Stripcreator
Após usar o http://www.world.altavista.com para traduzir a página entrei em registro cadastrei meu e-mail e nome de usuário e cliquei em creat acont.
Fui até meu e-mail e cliquei no link fornecido pelo site e loguei usando o meu nome de usuário escolhido e a senha fornecida pelo stripcreator.
Entrei em faça um comic e me foi apresentado uma tira com 3 painéis. Abaixo de cada um deles aparece opções de edição.
O caráter esquerdo, edita o personagem à esquerda e o direito o personagem à direita.
Em categoria podemos escolher o desenho do personagem( se pessoa, animal,planta e outros...).
Em caráter podemos editar a aparência, gestos e expressões do desenho escolhido.
Clicando em tipo definimos o formato do balão.
Em fundo escolhemos entre categoria e fundo o desenho do cenário.
Não consegui entender ainda como salvar a HQ, pois parece que devemos anes salvar em outro programa...
Vou pedir auxílio para a Profª Su.