sábado, 26 de maio de 2007

Importância das HQs para crianças



As histórias em quadrinhos, pelas suas peculiaridades, colaboram na alfabetização, pelo fato de, dirigir indicações que remontam a significados, mesmo sem o conhecimento da palavra escrita.

Pela maneira como é demonstrado o ocorrido no quadrinho é permitido identificar o sentido e, se alguma palavra foi destacada, ela fica registrada, provavelmente, na mente da criança.

As onomatopéias servem para diagnosticar sons e, também, permitem o conhecimento das letras do alfabeto. É mais simples ler um som do que uma palavra no início da alfabetização.

É possível "ler" uma história em quadrinhos através das marcas de sons, pela apresentação dos balões, etc. Por exemplo, se o balão possui uma seqüência de bolinhas na direção do personagem, este está apenas pensando.

A criação de histórinhas é algo que estimula a criatividade, além de ser um trabalho muito prazeroso.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

As Histórias em Quadrinhos

Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros.
Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo unir o prazer das Historias em Quadrinhos e o avanço da tecnologia, a qual também criou softwares sobre esse tipo de texto que todos lêem ou já leram um dia.